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Cadastro de clientes para óticas

A importância do cadastro de clientes na sua ótica

3 min de leitura

Você possui um cadastro de clientes em sua óptica? Se você está lendo este artigo, possivelmente a resposta é não. Agora, vamos a outra pergunta: você sabe a importância do cadastro de clientes para sua loja?

Ter um cadastro significa ter histórico e dados sobre os clientes que compraram os seus produtos. O registro dessas informações irá ajudá-lo não só a interagir, como também na fidelização. E isso é ótimo, não é mesmo?

Algumas vezes nem percebemos a importância de um simples cadastro. No entanto, não podemos nos esquecer de que mesmo as atividades mais rotineiras podem trazer grandes benefícios para sua loja.

Sendo assim, hoje apresentaremos uma maneira de realizar o cadastro dos seus clientes. Vamos lá?

Quais informações devo manter no cadastro de clientes?

Se você está começando a cadastrar seus clientes agora, esqueça aqueles formulários gigantes! Comece com os dados principais do cliente, sugerimos:

  • Nome
  • E-mail
  • Telefone
  • Endereço
  • Data de nascimento
  • Sexo
  • CPF
  • Receituário

Formulários grandes e cheios de informações acabam dificultando o preenchimento e podem deixar o cliente sem paciência. Você poderá iniciar o cadastro usando uma planilha.

Dica: não peça informações que não sejam essenciais para manter um contato inicial.

A importância do cadastro de clientes

Com certeza, o cadastro de clientes é essencial para o bom andamento da sua óptica. Atualmente, engajar e fidelizar seu clientes é fundamental em estratégias de marketing e vendas. Com o cadastro de clientes pronto você poderá:

  • Avisar seus clientes sobre uma nova coleção de óculos de sol ou novos modelos de armações (se eles sabem o que tem de novo na sua loja, ficam mais propensos a experimentar);
  • Agenda atualizada (dessa maneira, você não perde o contato de seus clientes e consegue fidelizar o relacionamento);
  • Realizar pós-venda e mostrar que você se lembra e se importa com o cliente. Parece algo pequeno, mas ao mostrá-los que você lembrou deles no Natal, no aniversário e em outras datas, você pode criar um vínculo de relacionamento mais próximo. E tenha certeza de que ele vai lembrar de sua óptica da próxima vez que for comprar algo;
  • Acompanhar a evolução de grau do cliente;
  • Utilizar estratégias de marketing digital, como e-mail marketing, newsletter, entre outros.

Viu como manter o cadastro de clientes organizado e atualizado é importante?

Qual a melhor forma de fazer cadastro de clientes em óticas?

Como visto ao longo do texto, manter um registro de clientes traz muitas vantagens para sua loja.  Mas você sabe qual é a melhor forma de fazer na sua ótica?

A primeira opção é fazendo anotações em cadernos e fichas. Essa é uma alternativa rápida e fácil de implementar, mas é pouco produtiva, além de estar sujeito a erros, caligrafia ilegíveis e perda dos papeis.

A segunda maneira de realizar registro de clientes é por meio de uma planilha. Desta forma, os dados ficam mais organizados e fáceis de serem encontrados. Contudo, ainda é preciso cuidado para não perder o arquivo e mantê-lo atualizado por todos os vendedores.

Já a terceira opção é usar um programa para cadastrar clientes, como o ssOtica. Com ele, as informações fixam armazenadas em nuvem e não há risco de perdê-los. Outra vantagem é poder tirar relatórios de clientes que estão com receitas vencidas, aniversariantes do mês, entre outras e ainda enviar um SMS ou Whatsapp direto do sistema. Tudo de forma integrada, rápida e segura.

Pense nisso! Quantas novas vendas você poderia gerar hoje apenas com essa ação? São ações simples que trazem um grande diferencial à sua loja. Relacionamento com os clientes é o diferencial que as pequenas têm em relação às grandes!

Faça um teste gratuito e sem compromisso com o ssOtica e veja como ele pode fazer a diferença na gestão e vendas da sua ótica!

E você como registra seus clientes? Para te ajudar nesta etapa, disponibilizamos uma planilha gratuita de cadastro de clientes. Não deixe de baixar e comece a organizar sua ótica!

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