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SMS: como usá-lo para fidelizar clientes da sua ótica

3 min de leitura

Uma das melhores maneiras de fazer o relacionamento entre sua ótica e seu cliente decolar, é apostar no envio de SMS. Sabe porquê? O motivo é bem simples: as pessoas não se desgrudam mais dos telefones celulares.

E se eles estão próximos o tempo todo, as chances do cliente ver o seu SMS sobre novos óculos ou o vencimento da receita, por exemplo, são bem maiores que a de um e-mail.

Além disso, qualquer celular (simples ou smartphone) recebe notificações de SMS, o que torna uma excelente estratégia de marketing para óticas.

Portanto, se você mantém o cadastro dele atualizado com os números de celulares, você tem uma das melhores armas na mão para atingi-lo e mantê-lo bem próximo de você. Mas, como fazer isso de forma efetiva? Separamos dicas que vão fazer de você um mestre no envio de SMS:

1 – Atualize os dados do seu cliente

Antes de fazer todo o trabalho, é importante descobrir se você tem todas as informações do cliente da sua ótica atualizadas, como: telefone, endereço, última compra, receita do último óculos, qual a marca ele levou, os produtos que ele prefere comprar, entre outras.

Se você não tem o costume de ter tudo isso atualizado, comece já. Esse é o primeiro passo para construir um relacionamento mais próximo entre o cliente e a ótica.

Se você ainda não tem esse controle centralizado, use nossa planilha de cadastro de clientes gratuitamente!

2 – Saiba quem é o seu público do seu SMS

Depois de atualizar as informações, vai ser fácil você identificar quem é o seu público alvo. Para isso, basta checar nos seus registros as informações abaixo:

  • Qual o sexo;
  • O que as pessoas mais buscam;
  • Os modelos que mais vendem e os que estão parados no estoque;
  • Forma de pagamento;
  • Os tipos de lente mais escolhidos;
  • Preferência por óculos de grau ou de sol;
  • Qual época do ano essas pessoas mais compram.

Essa identificação é importante, porque você passa a conhecer melhor o seu cliente e quando você sabe para quem está falando, você tem a oportunidade de criar conteúdos via SMS mais relevantes e também engajadores.

3 – Identifique o conteúdo a ser enviado

Assim como você, o cliente da sua ótica deve receber diariamente diferentes mensagens. Pode ser da própria operadora de celular ou até mesmo das lojas onde ele compra. Por isso, para garantir que o seu SMS seja lido com sucesso é preciso ter um conteúdo interessante e informativo.

Portanto, surpreenda-o com informações que não apenas venda o seu produto, mas o informe, por exemplo, sobre dicas de como se adaptar ao novos óculos, as diferentes tecnologias desenvolvidas para lentes de contato, os novos materiais usados para fazer óculos de sol, entre outros assuntos.

O importante é que você o mantenha interessado na sua ótica por meio de conteúdos diferentes. Assim, quando chegar um SMS seu para ele, ele vai saber que é algo relevante e não irá deletar.

4 – Personalize o SMS

O mais importante para as pessoas é elas se sintam especiais. Isso faz com que elas se identifiquem com a sua ótica, indiquem e queiram voltar. Uma estratégia simples para que você consiga fazer isso é o envio de SMS personalizado.

Você pode avisá-lo que a receita está vencida para que ele o procure para fazer um óculos novo ou até mesmo parabenizá-lo pelo aniversário. Tudo isso pode ser feito de forma automatizada e bem simples, por meio de um sistema completo para óticas, como o ssOtica.

Gostou desse conteúdo? Está preparado para começar a usar o SMS na sua ótica? Se a resposta é sim, veja também nosso e-book completo com mais dicas e exemplos reais de como usar o envio de mensagens na sua loja:

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