Blog ssOtica para óticas

Conheça 5 ideias de promoções para realizar na sua ótica

Ideias de promoções: conheça 5 sugestões para realizar na sua ótica

3 min de leitura

É comum em certas épocas, principalmente no início do ano e em datas comemorativas, como dia das mães, dia dos namorados e Natal, que as promoções tomem conta das vitrines das lojas.

Elas são uma importante e eficaz ferramenta para maximizar o desempenho total das vendas de um negócio. Por isso, vamos apresentar neste texto algumas ideias de promoções para incrementar o faturamento da sua ótica. Continue lendo ou assista ao vídeo.

Muitas vezes, para aumentar as vendas e atrair novos clientes as empresas buscam formas próprias de implementar uma promoção.

Um estudo realizado pela Kantar Worldpanel aponta que o Brasil está entre os países que mais geraram valor em ofertas no último ano, com 40,1%.

Esta pesquisa também mostra que os brasileiros não costumam ignorar as promoções. No momento de realizar suas compras cerca de 80% dos consumidores compraram itens em oferta em 2018.

A importância das promoções

Reduzir aleatoriamente o preço dos produtos nem sempre é garantia de bons resultados para a ótica. E isso porque antes de fazer qualquer tipo de oferta, é preciso definir a finalidade e o impacto financeiro que pode gerar para o negócio.

As promoções são importantes para aumentar as vendas, divulgar novas coleções de produtos, conquistar novos clientes ou fidelizar aqueles que já compram na sua loja.

Assim, ao perceber que as metas de vendas estão longe de ser batidas ou que o estoque está cheio, o dono da ótica pode traçar uma estratégia para reduzir os preços temporariamente e conquistar os resultados esperados.

Outra boa aposta relacionada às promoções é realizá-las quando os clientes estão naturalmente mais dispostos a comprar. Como em períodos marcados por liquidações no varejo.

Nesses casos, as ofertas especiais podem funcionar como um estímulo para que os consumidores troquem seus óculos ou se sintam motivados a levarem mais de um produto para casa, como um óculos de sol, aumentando o valor do tíquete médio da compra.

Dessa forma, as promoções, para cumprirem o seu objetivo, precisam ter uma meta clara, não podem comprometer a rentabilidade da loja e devem ter um prazo definido para começar e terminar.

Além disso, é necessário uma estratégia de comunicação que atinja e desperte a atenção dos clientes da óptica. Veja as 5 ideias de promoções que listamos e que você pode realizar na sua ótica.

Ideias de promoções em produtos com menor giro

Essa é uma das estratégias mais eficientes para atrair a atenção dos clientes. Além disso, faz com que aquelas peças em estoque com menor giro sejam rapidamente vendidas.

Comum em lojas de roupas e calçados, essa é uma ideia que também funciona muito bem para as óticas.

Em sua loja, você pode adotá-la reduzindo o preço dos produtos de coleções passadas ou que estão com baixo índice de vendas, por exemplo.

Incentivo para a compra da segunda peça

Outra forma de incentivar os clientes no momento da compra é o benefícios para a compra da segunda peça.

Esse tipo de oferta faz com que o ticket médio das compras aumentem. Como resultado, você gera vendas de maior valor para a ótica.

No relatório do mercado óptico realizado pelo ssOtica, aponta que as óticas que realizam promoções com frequência, tem um valor médio de venda mais alto que as demais. 

Por isso, ofereça desconto para aqueles que comprarem uma armação de óculos de grau, levem também uma armação solar.

Indique e ganhe

O famoso marketing “boca a boca” é uma estratégia muito eficiente.

Ele faz com que a óptica fidelize as pessoas que já compram na loja. Também é uma forma de conquistar novos clientes, uma vez que as indicações são excelente para comercializar a sua marca.

Por isso, uma promoção de indique e ganhe é uma aposta que pode trazer ótimos resultados para o negócio. Uma ideia é oferecer aos clientes a regulagem e limpeza gratuita das armações ao indicar um amigo.

Brindes promocionais

Os brindes promocionais são ótimos itens para divulgar sua marca e deixar os clientes satisfeitos.

Brindes personalizados com o nome da ótica, como saquinhos de microfibra para guardar os óculos, porta lentes de contato e flanelas para limpeza das lentes, são algumas ideias de promoções que podem ser feitas.  

Para distribuí-los, escolha datas que são importantes para a loja, como aniversário da óptica, ou datas comemorativas do varejo. Assim, você incentiva as pessoas que passam pela sua loja se sintam motivadas a comprar seus produtos.

Aniversário do cliente

As ofertas para os clientes aniversariantes contribuem para o aumento das vendas.

Oferecer alguma vantagem ou desconto no mês do aniversário do cliente é uma forma de motivá-lo a fazer uma compra.  

Assim, contar com um sistema que ajude no cadastro e atualização dos dados de quem compra na sua loja é uma ótima forma de viabilizar a realização desta oferta.

E então, gostou das ideias de promoções para aumentar as vendas e fidelizar os clientes da sua ótica?

Aproveite e conheça um pouco mais sobre as soluções que o ssOtica pode otimizar na sua loja clicando:  Aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>