Blog ssOtica para óticas

Emissão de NFC-e: veja as vantagens de usar um sistema na sua emissão

Vantagens de usar um sistema para a emissão de NFC-e em Óticas

3 min de leitura

Você já ouviu falar em Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)? Ela é um documento fiscal que foi criado para facilitar a vida dos lojistas que trabalham com o cupom fiscal em seus estabelecimentos físicos. Com a emissão da NFC-e é possível substituir o modelo impresso de cupom fiscal por uma versão digital. O que contribui para a redução de custos e auxilia no controle das vendas.

Conheça a seguir como funciona a NFC-e e quais são as suas principais vantagens. Entenda também por que um sistema de gestão integrado pode contribuir com o dia a dia da ótica quando o assunto é a emissão segura e ágil desse tipo de documento fiscal.

O que é e como funciona a emissão da NFC-e

A NFC-e é um documento fiscal eletrônico que é emitido para o consumidor final. Criada em 2013, ela exclui a necessidade da nota fiscal de venda ao consumidor (modelo 2). Ela também substitui o tradicional cupom fiscal, que é emitido nas lojas a cada venda realizada. Com isso, as ópticas podem imprimir esse documento em impressoras comuns, deixando de lado a exigência de um equipamento certificado.

A emissão da NFC-e pode ser feita pela ótica através de um programa emissor de notas. De preferência, do dono da loja. Uma vez que  a Secretaria da Fazenda (Sefaz) não conta com um software próprio de emissão. Depois de ser preenchido e assinado eletronicamente, ela é transmitida por meio da internet para a Sefaz de cada estado.

Aí você pode pensar: mas e se a conexão com a internet cair na loja? Em situações como essa, é possível fazer a emissão da nota pelo em um modelo que funciona offline. Assim, a ótica consegue emitir a NFC-e sem precisar deixar o cliente esperando. E quando a conexão com a internet é restabelecida, é possível transmitir o documento à Sefaz sem problemas.

Até o final de 2018, parte dos estados já haviam implementado o programa de emissão do documento, tornando ele obrigatório. Para se ter uma ideia, nas regiões sudeste e nordeste a emissão da NFC-e já é considerada obrigatória em todos os estados. 

Vantagens de um sistema de gestão para emissão de NFC-e em Óticas

Os sistemas integrados de gestão estão cada vez mais presente no dia a dia dos donos de ópticas. Isso porque, esses softwares facilitam o controle e a integração das atividades de todas as áreas da loja. Além de contribuírem para uma operação mais ágil, organizada e segura. E com a emissão da NFC-e não é diferente. Com um sistema específico para óticas você consegue fazer este trabalho sem dor de cabeça.

Entre as principais vantagens de contar com um sistema de gestão para emitir a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica estão:

  • Maior controle das vendas: Com a emissão da NFC-e através de um sistema de gestão se torna mais fácil fazer o controle das vendas da ótica e entender com clareza o desempenho da loja. Isso porque os dados relacionados às vendas são lançados automaticamente e de uma só vez.
  • Otimização do trabalho e tempo: Com um sistema de gestão é possível otimizar o tempo e o trabalho dos funcionários da ótica durante a emissão da nota fiscal, uma vez que digita-se as informações de uma única vez e, automaticamente, elas são distribuídas de forma correta, evitando a perda de tempo com atividades burocráticas.
  • Garantia de segurança: Os sistemas de gestão garantem total segurança ao processo de emissão da NFC-e. A certificação digital comprova a exatidão dos dados inseridos no documento fiscal. Além disso, esses softwares garantem a proteção de todas as informações armazenadas no sistema, evitando o vazamento ou a exposição inadequada desses dados.

Por que o ssOtica é a melhor opção de sistema para a sua loja

Além de realizar a emissão da NFC-e de forma ágil, sem risco de erros e facilitar o controle financeiro da loja, o ssOtica pode trazer muitos outros benefícios para a sua óptica. Entre eles estão:

  • Facilidade de usar: elaborado pensando para a realidade das óticas, o ssOtica é simples e permite que, mesmo quem não tenha experiência com informática, consiga utilizar o sistema sem problemas.
  • Cadastro de clientes e receitas: possibilidade de cadastro de informações dos clientes e receitas, como histórico de compras, atendimento e histórico de receitas.
  • Envio de SMS: o ssOtica permite o envio de SMS de forma simples e direto do próprio sistema. Assim vai ser muito mais fácil se relacionar com os seus clientes e criar programas de descontos e promoções.
  • Controle financeiro: com um sistema específico para óticas é possível fazer o controle de caixa, contas a pagar e receber e impressão de carnês para crediário. Assim, conhecer a realidade financeira da sua loja vai se tornar uma tarefa muito menos complicado.

Portanto, o ssOtica é capaz de facilitar ao máximo a gestão da sua loja. Não perca a chance de contar com essas e muitas outras vantagens no dia a dia da sua ótica: faça um teste gratuito e veja na prática como esses benefícios podem otimizar a rotina do seu negócio.

[Banner_Trial_Demonstracao_Gratuita]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>